Mapa da Violência em Itanhaém

Itanhaém registra o maior índice de jovens assassinados na região

Itanhaém é a cidade da Baixada Santista que, proporcionalmente ao total de moradores, registrou o maior número de homicídios de jovens em 10 anos. O município ocupa a 18ª posição no Estado de São Paulo, com taxa de 49,5 mortes por 100 mil habitantes. No estado inteiro, este número é de 25,3.

Os dados fazem parte do Mapa da Violência 2011 – os Jovens do Brasil, divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Justiça. Ainda segundo o estudo, entre 1998 e 2008, o homicídio foi a causa da morte de 39,7% dos jovens no Brasil. Na população adulta, 1,8% dos óbitos foi causado por homicídios.

O curioso na pesquisa é que, apesar de Itanhaém ocupar o 1º lugar na região, a quantidade de jovens mortos entre 2006 e 2008 é bem menor do que a registrada nos outros oito municípios da Baixada Santista.
Itanhaém teve 21 jovens assassinados no período citado, enquanto que Praia Grande, a segunda colocada no ranking regional (taxa de 42,2 mortos por 100 mil habitantes), contabilizou 51 jovens mortos nos três anos.

O município do Litoral Sul aparece como o primeiro da região devido ao número de habitantes da Cidade, que é inferior às demais cidades da região que aparecem na pesquisa (em 2007, segundo o IBGE, era de 80.778).

São Vicente é a terceira colocada (taxa de 40,1), seguida por Cubatão (36,1), Guarujá ( 29,8) e Santos (17,4), que ocupa a 74ª colocação em todo o Estado, com 57 jovens mortos no período.
Bertioga, Mongaguá e Peruíbe não estão classificadas no levantamento por terem um índice de mortalidade muito baixo. Juntas, as três cidades, entre 2006 e 2008, contabilizaram 28 jovens assassinados.

O levantamento tem como fonte os dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde. No mapa, foram adotadas as definições da Organização Pan-Americana de Saúde (OPS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), nas quais o período da juventude vai dos 15 aos 24 anos.

No ranking mundial, o Brasil ocupa a 6ª colocação, com taxa de 52,9 jovens mortos por 100 mil habitantes. El Salvador lidera, seguido das Ilhas Virgens, Venezuela, Colômbia e Guatemala. Cuba é o pais que apresenta o menor índice, com 6,7 homicídios.

De A Tribuna On-line

Anúncios

One Response to Mapa da Violência em Itanhaém

  1. Wilton Reis Brito says:

    Estes números são preocupantes, deverão ser objeto de discussão na Reunião do CONSEG, hoje na ACAI, infelizmente é no mesmo horário da Sessão de Câmara. Tenho medo de que com estes números volte com força a idéia do toque de recolher para os menores de idade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: